Dão


Antonio Montenegro

Nascido em 1949 e em berço de cores minhotas, que o mar de Esposende picotado de tanta luz tão exuberantemente manifesta, sempre e desde a infância que aquele cenário juntou a bela austeridade dos vinhedos da Beira Dão, que seu avó paterno do mesmo nome e daí oriundo, o levava a viver e mais tarde a saborear no seu fruto.

Herdeiro da Casa de São Matias, de muitas e seculares lembranças vinhateiras “lembrou-se” também, acicatado pelas saudades da família vivida e contada e pela paixão por esse universo de um filho, de apresentar um “São Matias” que testemunhasse honradamente na atualidade um pouco desse tempo.

António Montenegro é há mais de 40 anos Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Foi Diretor da Delegação do Porto e depois Secretário-Geral do IDL – Instituto Amaro da Costa; profissional do foro, primeiro como Magistrado do Ministério Publico e depois como Advogado, tendo ainda sido dirigente da sua Ordem profissional.

Fez a sua experiência na área da gestão empresarial e durante dois anos também se dedicou à docência, nomeadamente numa Escola Pratica de Agricultura.

Amigo de muitas leituras e possuidor de uma vasta biblioteca, dedica muito do seu gosto após intensa atividade de desporto na sua juventude, ao espetáculo desportivo, particularmente ao futebol.

Pai de oito filhos e já avô de muitos netos.

Cumpre-se agora, como muitos dos seus antepassados da Casa de São Matias na aliança de trabalhos de Direito com os que a natureza nos permite de mais precioso: O Vinho.

Antonio Montenegro (Filho)

Nasceu no Porto em 1980, já herdeiro de fortes ligações telúricas ao Douro e à Beira – Família Silveira Montenegro (lado paterno) – e aos Açores e Turim (Itália) - Família Gagliardini Graça (lado materno) - quatro terroirs de excepção que contribuem para o seu ADN.

Nos anos 90, a paixão pela Arte que o levou à Licenciatura em "Arte e Património "(Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes), somou-se à paixão pelo desporto e em particular pelo futebol que o conduziu oficialmente aos relvados de jogo por mais de uma década.

Já no virar do milénio explorou comercialmente um Bar, na sua cidade, o que veio a constituir o primeiro e decisivo contacto com o universo das bebidas, que o envolveu profissionalmente e por inteiro até aos dias de hoje.

Em 2005, e após a conclusão da pós-graduação em Gestão de Eventos (Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto) integrou um percurso profissional de quase uma década num dos maiores produtores de vinho do Porto e DOC Douro, onde exerceu funções de relevo e se especializou na distribuição, comercialização e promoção de vinhos e para isso muito contribui em 2011/2012 o MBA – Gestão e Estratégia promovido pela Escola de Negócio Novacaixagalicia – Porto e no ano de 2015 o Curso em Luxury Brand Management - Strategy Marketing no ISEG, Lisboa.

Ainda em reflexo, do seu profundo gosto pelo vinho e produtos da gastronomia portuguesa, foi sócio em 2013 de uma Loja de produtos gourmet e de vinhos premium, na baixa portuense.

Hoje, é produtor, a título pessoal e familiar, inovando numa tradição secular da família através de uma marca que traduz o Dão em toda a sua essência.

Confrade desde 2009 da prestigiada Confraria do Vinho do Porto; Vice-Presidente da Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto (Fiel das Usanças), António Montenegro é um militante da gastronomia e dos vinhos.

Pai de duas filhas e um dos oito irmãos da numerosa Família Montenegro, que encontra na Casa de São Matias um espaço de herança viva, união, e vocação de afecto e de trabalho.